Grupos e espaços escolhidos na Escola para intervenção
Grupo 8
Primeiro espaço descartado - Lagoa da praça da Faculdade
Os pontos levantados pelo grupo foram:
O lago da pracinha em frente a escola encontra-se sem uso, desligado e sem água. Seguindo os conceitos de Hertzberger, podemos relacionar o lago e a praça com a identidade do prédio. E devemos pensar em usos para ele, uma maneira que se preste vários usos diferentes sem que ele sofra uma mudança muito brusca, de maneira que uma flexibilidade mínima gere uma solução ótima. A existência do lago em frente a escola demonstra parte da identidade da escola em uma cidade onde sempre vemos prédios iguais e edifícios setorizados.
Ademais, a solução a ser pensada para o lago e para a praça deve contribuir para a criação de um espaço convidativo, que, assim como expõe Hertzberger, seja estimulante e possua mais afinidade tanto com os estudante como também com os moradores do bairro. Ambos os grupos devem poder utilizar a praça como um espaço de encontro, uma vez que essa é um espaço público, que influencia positivamente no cotidiano daqueles que usufruem, mesmo que minimamente, dela. Portanto, os espaços da praça devem ser projetados de modo a incentivar e criar esse local de encontro, que tornem-a capaz de acomodar essas interações, seja de permanência (com mais bancos ou mesmo mesas, a partir da dita "sociologia do sentar") ou de passagem - um segundo uso ao qual a praça pode se dedicar, já que se encontra no cruzamento de duas ruas.
Quanto ao lago vazio em si, não é possível alterar sua forma e construir algo novo, mas é possível ressignificar esse espaço e revitaliza-lo, propondo novas possibilidades de uso que podem existir e coexistir a partir da interação desse com as pessoas que se apropriam da praça. Isso porque, segundo o autor em questão, se o lago como componente unitário do espaço da praça for capaz de servir a objetivos diferentes, o todo da praça estará em equilíbrio
O espaço foi descartado após uma votação em grupo
Segundo espaço descartado - terraço do terceiro andar
Pontos discutidos pelo grupo:
Uma intervenção no terraço do terceiro andar faria com que um amplo espaço inutilizado passasse a fazer parte das relações espaciais e proporcionaria maior integração entre o interior e o exterior, contribuindo para uma arquitetura aberta defendida pela Visão II de Hertzberger.
Caso fosse criado o acesso ao terraço, de uma forma que tornasse possível intervenções dos alunos com o espaço, contribuiria para que as pessoas que o frequentasse deixassem de ser apenas usuários do edifício e se tornassem moradores, provocando mudanças ativas no espaço e criando uma maior relação de afeto.
Local escolhido por fim
Bicicletário e o arredor
Pontos discutidos pelo grupo:
O local não é nem um espaço de transição (pois se encontra num corredor), nem espaço de permanência, pela falta de recursos e conforto. É um espaço de passagem da maioria, senão todas as pessoas. Poderia ser classificado como "local de espera", visto que sua maior função seria a passagem ou espera pelos elevadores.
Atualmente também apresenta as funções do bebedouro, a máquina de café, uso das lixeiras e o bicicletário. O bicicletário apresenta algumas falhas na organização e execução, sendo distante da entrada, tendo peças "caindo" e aparentando não cumprir sua função por completo, tendo bicicletas guardadas, por vezes, mais no pátio do D.A. do que nele.
Por fim, acreditamos que o espaço está sendo mau utilizado, perdendo sua potência de interação e permanência, principalmente por ser um espaço grande com muitas possibilidades e de acesso diário pela maioria.
Relacionando com "Lições de Arquitetura":
- Pode ser realcionado com as "ruas internas" citadas, ou seja, espaços de passagem dentro de edifícios com as mesmas funções que as ruas externas e públicas;
- O zoneamento do espaço = é uma área abandonada no sentido de não gerar um sentimento de responsabilidade pelos usuários, que não se tornam "moradores";
- É um espaço público de acesso geral, mas possui elementos privados, como as bicicletas guardadas e a máquina de café
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