I.A. e as duas faces da moeda
A I.A. é vista por muitos como uma das ferramentas mais revolucionárias e importantes da humanidade, sendo utilizada em diversos dispositivos e funcionalidades. Como a "Alexa" ou os algoritmos de redes sociais, exemplo o "TikTok". Contudo, existem diversos problemas envolvendo o processo de "machine learning" das máquinas, ou seja, a forma com que a máquina interage com os dados para aprender sobre sua função, adquirir informações, entre outros. Na minha opinião, a humanidade no momento atual não conseguiria viver sem a I.A., mas temos que problematizar as questões que a envolvem.
Um dos maiores problemas é como certos usuários interferem no padrão de aprendizagem dos algortimos, como no "ChatGPT" (um site de buscas de respostas para perguntas específicas que utiliza a coleta de dados feitas por artigos de seus usuários) que por conta dos usuários apresentarem textos racistas e misóginos em seus artigos, a coleta de dados para o envio de respostas foi influenciado para "acreditar" nesses preconceitos e colocá-los em suas respostas. Além disso, existe a coleta de dados "ilegal", por exemplo quando rouba-se desenhos de artistas digitais para a criação de filtros, tendo uma grande polêmica em relação as I.A.s de geração de imagens, visto que, majoritariamente, há um roubo de imagens em que não atribuem os devidos créditos e autorias, além de gerar, por vezes, imagens irreais e distorcidas da realidade.
Ademais, acrescento a discussão sobre como imagens padronizadas utilizadas na coleta de dados dessas mesmas A.I.s são problemáticas, tendo preconceitos e estereótipos. Como os problemas em que o grupo do Marco teve para encontra uma imagem de uma mulher negra em que não existisse uma distorção e sexualização da mesma.
Comentários
Postar um comentário